+ NOTÍCIAS

As lições do estadista Milton Campos (e o que nosso governador poderia aprender com elas)

mar 19, 2024

Compartilhe

Milton Campos, governou Minas Gerais de março de 1947 até 31 de janeiro de 1951, quando foi sucedido por Juscelino Kubitscheck. Um dos fatos mais marcantes de seu governo, ocorreu quando os funcionários da rede ferroviária entraram em Greve, paralisando todas as atividades.

O Secretário da Viação foi ao Governador Milton Campos solicitando autorização para enviar um trem com tropas da Policia Militar para por fim a paralisação.

Com sua postura moderada o Governador solicitou ao Secretário que relatasse toda a questão. Calmamente, após toda a explicação, respondeu: “pelo eu vejo, o problema é falta de pagamento, então ao invés da Policia Militar, manda o trem pagador.”

Pois bem, como é sabido por todos a Segurança Pública está sem reposição das perdas inflacionárias dos anos de 2022 e 2023, situação que provocou um empobrecimento da tropa, com impactos significativos na qualidade de vida dos policiais.

Por isto, existe uma insatisfação latente que tem sido controlada por forte opressão, com o sistema de inteligência monitorando aplicativos de comunicação a cata de criticas ou manifestações de insatisfação para instaurar procedimentos administrativos ou inquéritos Policiais Militares.

Então, seria o caso do Governador Romeu Zema, se inspirar no grande estadista Milton Campos, ouvir os Comandantes das Policias e reconhecer que o problema é a falta de reposição da inflação dos últimos dois anos de seu Governo e ao invés de mandar o Sistema de inteligência e Corregedoria oprimir Policiais insatisfeitos com a mora da reposição das perdas inflacionárias, definir e divulgar um cronograma de pagamento dessa dívida de natureza alimentar do Estado com os valorosos Policiais mineiros. MIOSP-MG