O MIOSP – Movimento Independente dos Operadores da Segurança Pública de Minas Gerais vem a público manifestar sua preocupação e solicitar esclarecimentos sobre a gestão financeira do IPSM – Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais.
Segundo dados disponíveis:
- O Instituto destina aproximadamente 140 milhões para o pagamento de viúvas e viúvos de militares, sendo que os veteranos não recebem pelo IPSM, mas sim na folha de pagamento da PM e do BM.
- As despesas com assistência à saúde totalizam cerca de 80 milhões por mês, resultando em um custo mensal aproximado de 220 milhões.
- A fonte de custeio para essas despesas seria o desconto de 10,5% na remuneração de ativos/ veteranos e pensionistas.
- A origem dos recursos para cobrir tais despesas levanta a questão se o valor arrecadado com esse desconto é suficiente para cobrir o custeio do IPSM.
- É fundamental ter acesso à planilha com essa projeção e entender se o montante arrecadado é compatível com as necessidades do IPSM.
O MIOSP-MG entende que este é um debate objetivo e matemático, que deve ser realizado com transparência e responsabilidade. Por isso, solicitamos que os Comandantes Gerais da PMMG e do CBMMG se pronunciem sobre o assunto, fornecendo informações claras e detalhadas à tropa e à sociedade em geral.
É fundamental garantir a sustentabilidade financeira do IPSM para assegurar o bem-estar e a tranquilidade dos militares e seus familiares. Estamos à disposição para contribuir e colaborar com medidas que visem aperfeiçoar a gestão previdenciária dos servidores militares de Minas Gerais.